Português (Brasil)

Vigilância Sanitária de Ribas retira de circulação 2,6 toneladas de alimentos impróprios para o consumo

Vigilância Sanitária de Ribas retira de circulação 2,6 toneladas de alimentos impróprios para o consumo

Compartilhe este conteúdo:

A Administração Municipal de Ribas do Rio Pardo, por intermédio da Secretaria de Saúde do município (Sesau), no âmbito da Divisão de Fiscalização Sanitária, divulgou - nesta segunda-feira (7) - a remoção de mais de 2,6 toneladas de produtos alimentícios considerados inapropriados para o consumo devido a estarem em estado de decomposição, vencidos ou sem documentação comprovando a origem de fabricação.

A quantidade exata, equivalente a 2.655,23 quilogramas, foi tida como substancial e impactante. Essas apreensões e a retirada das mercadorias das prateleiras, prateleiras refrigeradas e geladeiras, levaram a equipe de Fiscalização Sanitária a intensificar ainda mais as inspeções nos estabelecimentos comerciais. Todos os empreendimentos que comercializam produtos alimentícios foram notificados com autos de infração e possuem um prazo de 15 dias para apresentarem justificativas. As fiscalizações serão realizadas de maneira surpresa, abrangendo o final de maio, todo o mês de junho e o começo de julho.

No caso de não cumprimento deste procedimento pela empresa mencionada pela Fiscalização Sanitária, serão aplicadas multas, cujo valor pode variar de 15 a 540 UFERMS (Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul), que é o índice oficial do Estado. Atualmente, o valor de cada UFERMS é de R$ 47,40. O montante da UFERMS é reajustado mensalmente pelo Governo Estadual e os órgãos de Fiscalização Sanitária de cada município têm a responsabilidade de incorporá-las nos autos de infração para conferir validade ao procedimento.

Dentre os produtos retirados dos estabelecimentos comerciais, englobando bares, restaurantes, supermercados, mercearias, pizzarias, cafés, hotéis e alojamentos, destacam-se a bisteca de porco, carne bovina (de diversas partes), carne de frango, linguiça calabresa, salsicha, filé de tilápia, mandioca, biscoitos salgados, mortadela, feijão, óleo vegetal, vinagre, sucos, condimentos, milho verde enlatado, iogurtes, doce de leite, pão de alho e até mesmo sabonete.

Compartilhe este conteúdo: